terça-feira, 5 de setembro de 2017

DISTINGUIR LETRAS DE NÚMEROS


Aprender a distinguir os números das letras  através da manipulação, estimular as verbalizações e troca de experiências entre o grupo.

Acolhida no tapete com letras e números para as crianças manipulá-las. Deixar as crianças explorarem o material num primeiro momento, e na sequência, solicitar pelo nome de algumas crianças que localize, identifique e retire do meio das letras algum número. Este será disposto separadamente, e conforme localizarem outros, questionar as crianças, se vem antes de? Ou depois de? Após a disposição de todos os números em ordem, questionar a turma: dá pra ler os números? fazer a leitura destes com a turma. Distinguir números de letras.


                          

                                 



                                     




"Explorar, investigar, descrever e representar seus pensamentos, suas ações" através da comunicação verbal. " "As crianças devem perceber que é bom ser capaz de explicar e justificar seu raciocínio e que saber como resolver um problema é tão importante quanto obter a solução".(SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, p.12, 2003).


NÍVEIS PRÉ-SILÁBICOS E MATEMÁTICA

Há um lugar importante para abordagem dos números na integração da matemática com a alfabetização. Iniciemos pelo que diz respeito ao seu papel de símbolo. Os numerais são, como as letras, formas de escrever. O numeral é um ideograma, isto é, ele representa enquanto símbolo uma ideia, sem necessidade de se articular a partir da pronúncia  para expressar algo. O número 8 representa  a quantidade oito, sem que o símbolo se articule à pronuncia da palavra. Aprender a distinguir, a reconhecer e a escrever os números, por serem diferentes das letras, é uma atividade enriquecedora da experiência da escrita. Por isso, já vale a pena trabalhá-los simultaneamente à alfabetização.(GROSSI, 1990, p.104)

Professora: Cristina Momoli

REFERÊNCIAS:


SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Matemática de 0 a 6v.3. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GROSSI, Esther Pillar. Didática da alfabetização, vol. I Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Nenhum comentário:

MÚSICA: MEU AMIGO