terça-feira, 15 de agosto de 2017

COMPETÊNCIAS

Ampliar as competências espaciais, pictóricas e corporais.





               


























De acordo com (SMOLE, CÂNDIDO E DINIZ, 2000)

(...) É necessário que os alunos da Educação Infantil tenham chance de ampliar suas competências espaciais, pictóricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.

- Isto implica incorporar atividades que exijam o corpo da criança em ação e a reflexão sobre os movimentos realizados. Isso significa que, ao mesmo tempo em que propiciamos o desenvolvimento corporal, podemos usar essa competência como porta de entrada para outras reflexões mais elaboradas envolvendo contagens, comparações, medições e representações através da fala ou desenhos. p10

Os registros usados nas brincadeiras têm um papel importante como auxiliares na comunicação oral e escrita. Mais que isso, permitem às crianças estabelecer relações entre suas noções informais e as noções matemáticas envolvidas na brincadeira. Enquanto brincam, muitas vezes as crianças não tem consciência do que estão aprendendo, do que foi exigido delas para realizar os desafios envolvidos na atividade. Por isso, pedir que alguma forma de registro seja feita após a brincadeira faz com que os alunos reflitam sobre suas ações. p17

Professora: Cristina Momoli


REFERÊNCIAS

SMOLE, Kátia Stocco; CÂNDIDO, Patrícia; DINIZ, Maria Ignez. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto alegre: Artmed, 2000. )



2 comentários:

Edineia Xavier disse...

Parabéns pelo trabalho que vem realizando com essas crianças !!!

Cristin@ disse...

Obrigada professora Edineia. Realmente proporcionar vivências no concreto e depois solicitar o desenho da experiência é espetacular o resultado das aprendizagens.

FUMAÇA?