quarta-feira, 19 de julho de 2017

DESENHO

Oportunizar a liberdade de expressão: explorar, experimentar e envolver-se na criação.

Autora: THAYNARA LUANY
Desenho livre: Escola, professoras e colegas da sala.

IZADORA: Fazendo uso do Cantinho de faz de conta com  papel e canetas coloridas.

CRISTIANO LUCAS E HENRIQUE GABRIEL Desenho com tinta na  Cerâmica. 


HENRIQUE GABRIEL Descobrindo novas cores, através das misturas.


HENRIQUE GABRIEL E GABRIEL Trocando ideias.
 - Faz assim - diz Gabriel.
- Não, não é pra fazer assim - disse Henrique Gabriel


HENRIQUE GABRIEL, Está empolgado com as descobertas das misturas das cores.


HENRIQUE GABRIEL E ARTHUR FELIPPE
O desenho infantil é um instrumento que favorece o desenvolvimento pleno da criança promovendo uma aprendizagem significativa. Para isso, ela precisa ter liberdade para fazer uso de sua criatividade. Ter liberdade para escolher o que vai registrar a cor que vai utilizar para pintar ou desenhar.

Para criar, a criança precisa ter liberdade emocional para explorar, experimentar e envolver-se na criação que pretende realizar, a criança que se sente reprimida em seus trabalhos pode limita-los, pois se sentirá inibida ao criar. A arte de desenhar não pode se tornar algo imposto por alguém, deve partir da vontade de seu criador, para que consiga expressar-se por meio dela. Induzir a criança ao uso de determinadas cores ou formas em seus desenhos, faz com que deixe de usar sua criatividade. (SOUZA, 2012, p.30).

Trago como abordagem reflexiva de que o professor deve deixar as crianças explorar o meio em que está inserido dentro e fora da sala de aula, criando rodas de conversas, produções de desenhos, usando canetinha, giz de cera, tintas e colagem, o professor estará contribuindo para uma prática diferenciada, reconhecendo a “criança” como ela é, ou seja, como um ser completo, se desprendendo de vestígios do passado e oportunizando essa criança. (SILVA, 2016, p.2).

Professora: Cristina Momoli

REFERÊNCIAS

SOUZA, Maria Previato. Metodologia da alfabetização. Maringá – PR: Centro Universitário de Maringá, 2012.

SILVA, Gisele Costa. O desenho da criança na Educação Infantil. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/2555/1868. Acesso em: 19 jul. 2017.


Nenhum comentário: