quarta-feira, 14 de junho de 2017

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver conceitos e noçõesmatemáticas.

- Leitura: A ÁRVORE DAS ESTAÇÕES QUE VÊM E VÃO DE BRITTA TECKENTRUP

- Roda de conversa sobre as características das árvores em cada estação. Vocês já observaram as árvores que tem na nossa escola? Que árvore tem? Como elas são? Tem alguma que dá frutos? Como são os frutos? Grande/pequeno, leve/pesado, que cor? Como é a casca? As árvores são grosso-fina, alta/baixa? E como são as folhas larga/estreita, igual/diferente. “Manga, pinha e jaca”.

Coleta de materiais:

- Propor um passeio pelo pátio para observar e perceber semelhanças e diferenças, estabelecer relações, verbalizar, solucionar problemas e fazer reflexões sobre: Grande/pequeno, maior/menor, grosso/fino, curto/comprido, alto/baixo, largo/estreito, perto/longe, leve/pesado, vazio/cheio.

- E para finalizar a experiência colar os materiais coletados e explorados em papel pardo. Manipular e comparar diversas texturas. 


  "O conhecimento matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados. Aprender números é mais do que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número. As noções matemáticas que as crianças aprendem na educação infantil serão de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana." 



REFERÊNCIAS

SMOLE, Kátia Stocco; CÂNDIDO, Patrícia; DINIZ, Maria Ignez. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto alegre: Artmed, 2000. )

Professora: Cristina Momoli

Nenhum comentário: