sexta-feira, 30 de junho de 2017

O que a criança aprende enquanto brinca na Educação Infantil?

BRINCAR







Proporcionar situações de brincadeiras livres e dirigidas que tentem atender às necessidades de aprendizagem das crianças:

- de praticar, escolher, perseverar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança;
- de adquirir novos conhecimentos, habilidades, pensamentos e entendimentos coerentes e lógicos;
- de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar, lembrar;
- de comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
- de conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
- de ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.


Professora: Cristina Momoli

REFERÊNCIAS

MOYLES, Janet R.; Tradução Maria Adriana Veronese. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002

Nenhum comentário: